Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Minha Casa, Minha Vida entrega imóveis sem condições de uso em Chã de Alegria

As casas que as famílias receberam não têm portas, janelas, água e nem energia elétrica

 
Imagine alguém sonhar por cerca de 20 anos com a casa própria e, quando finalmente recebe, vê o sonho transformado em um pesadelo. É o que aconteceu com algumas famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Chã de Alegria, na Zona da Mata de Pernambuco, a 52 quilômetros do Recife. Os imóveis que eles receberam não têm portas, janelas, água na torneira e nem energia elétrica.

A cidade tem cerca de 13 mil habitantes e, segundo um levantamento feito há dois anos pela Prefeitura, tem um déficit habitacional de 718 famílias a espera de uma casa própria. Pessoas que se arriscam a morar em prédios antigos e abandonados. Em uma antiga escola, por exemplo, hoje moram seis famílias. O local não tem banheiro e as rachaduras nas paredes assustam.

Um dos moradores é a dona de casa Josefa Severina da Conceição, que foi beneficiada pelo programa Minha Casa, Minha Vida e, desde 2013, ganhou uma casa na Vila José Honório, mas as moradias, apesar de já estarem ocupadas, ainda estão inacabadas. As pessoas que estão nas casas desde o final do ano passado contaram que a promessa da prefeitura era que a empresa terminaria a obra com eles dentro das moradias. Mas, até o momento, as melhorias que foram feitas saíram do bolso deles.  
 
 
Ao todo, 28 famílias já deveriam ter recebido as casas da Vila José Honório em perfeito estado. Em entrevista, o prefeito Marcos da Roça explicou que não entregou as casas “não-concluidas”, apenas sugeriu que cada beneficiado protegesse seu patrimônio, já que o local foi abandonado pela construtora e havia risco de uma invasão. Ele também falou que o atraso nas obras se deve há problemas no repasse de recursos federais.

Não é de hoje que a construção da Vila é alvo de polêmica. Em 2012, uma equipe de reportagens da TV Jornal esteve no mesmo canteiro de obras e mostrou a exploração do trabalho infantil. Outro projeto em parceria com o programa federal Minha Casa, Minha Vida, está em andamento na cidade de Chã de Alegria, mas a população já não tem tanta esperança.

Através de nota, a Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab) informou que foi aberto um processo administrativo contra a empresa responsável pela construção das casas, pelo atraso no andamento da obra. A empresa foi notificada para apresentar defesa e, até o momento, não se pronunciou. Foi aberto um novo processo de escolha de outra construtora para que seja retomada a obra e a previsão de entrega é ainda no primeiro semestre deste ano.
 
Fonte: TV Jornal

Nenhum comentário: